Calma, Respira

Pedro Bontorim
2 min readMay 17, 2021

--

Toca o despertador. Levanta já com a sensação que está atrasado, talvez não exista compromisso mas é seu organismo viciado nessa sensação.

Levanta, exercício, dieta, vitamina, medita, lê. Monta o to do list do dia, quase sempre formado com mais tarefas que serão possíveis de se cumprir. Sadismo enrustido ou má leitura do tempo x capacidade de realização? Esquece, não dá tempo para parar pra pensar. Tempo custa caro. Antes feito do que perfeito. Vai com medo mesmo. Seja você. Trabalhe com o que ama. Viva com propósito. Ufa.

Se algum ponto até aqui soou familiar para você, levanta a mão para eu não me sentir só. (link para texto completo:

Tudo bem tropeçarmos em rotinas assim, o problema é ficar nelas para sempre e não buscar maneiras de recalcular rotas. O tempo nunca foi inimigo ou amigo, o tempo é neutro. Você que o faz herói ou vilão. A gente briga com tempo, culpa nossa rotina louca mas que a permitiu ser como é?

O tempo tem ritmo, podemos dançar sobre ele ou tropeçar no compasso. O tempo tem respiro. (para o texto e dá aquela puxada bem boa de ar).

Então, calma e respira.

Além de oxigenar toda a nossa engrenagem, respirar coloca corpo e cabeça no lugar.

Que tal ao invés de usarmos nossos intervalos e tempos de descompressão em redes sociais e mergulhando em notícias catastróficas que nos rodeiam, usarmos para contemplar e respirar?

A gente não perde tempo parando tudo para se organizar, respirar e aliviar. A gente ganha fôlego, lucidez e clareza. Dança com o tempo, respira, respira bem e saboreie cada gota de ar.

Esta reflexão tem reverberado tanto em mim que fiz uma playlist “espaço | respiro” com sons bem sutis e minimalistas, espaçados para ajudar a entrar no compasso do tempo.

https://open.spotify.com/playlist/0qteAY6Pcj4KN2NfdLseCs?si=8f5ae226f4704909

--

--