A gente chega em 2024?

Pedro Bontorim
2 min readDec 30, 2023

--

Começou! Você se lembra (ou era nascido) quando se assistia a retrospectiva do ano pela TV?

As equipes de jornalismo faziam um árduo trabalho de resumir um ano em uma hora. Ao assistir, as reações começavam “nossa, foi nesse ano isso?”, “quanta coisa aconteceu” e, claro que os mais atentos levantavam as pautas deixadas de lado.

Hoje, as retrospectivas estão nas redes sociais. São as nanoretrospectivas dos nossos “amigos” e suas jornadas. Para alguns foi um ano péssimo, para outros um ano para postar no LinkedIn cheio de achievements, para outros um ano desbravar lugares incríveis. Mas por trás das camadas, do instagramável, do clickbait, como foi o seu ano? Por aqui, tive sonhos realizados, perdas de parentes queridos, momentos de blackout total, desafios da paternidade, delícias da paternidade, celebrações, choros, sorrisos, arrependimentos, saudades e muita reflexão.

Um ano de mais silêncio e atenção. De maior clareza do que está dentro e para onde devo ir no longo prazo e menos agitação no agora, no imediato. Não que seja melhor ou pior, mas somente o necessário.

Hoje, eu sei mais do que quero que me acompanhe em 2024 e que não quero que passe a linha de 2023 pra frente. Seja dentro de mim ou no entorno. Um beijo no coração dos amigos que amo e àqueles que se conectam por aqui lendo parte de um diário transformando em post. Nos vemos em 2024 fortes e com vontade.

--

--